Atraso na descarga de laranjas nas indústrias pode gerar perdas de até 10% aos produtores

Problema recorrente foi discutido nesta terça, dia 6, na reunião da Câmara Setorial de Citricultura do Ministério da AgriculturaO prejuízo aos produtores causado pelo atraso na descarga da laranja nas indústrias foi um dos assuntos discutidos nesta terça, dia 6, na reunião da Câmara Setorial de Citricultura do Ministério da Agricultura. O presidente da câmara e do Sindicato Rural de Taquaritinga (SP), Marco Antonio dos Santos, critica o fato de as empresas darem preferência ao desembarque das frutas próprias e calcula que as perdas dos produtores chegam a 10% no caso de seis horas de demora na fila para descarga da fruta

O presidente da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (Citrus BR), Christian Lohbauer, afirmou que o problema das filas para descarga da laranja nas fábricas é recorrente e se acentuou neste ano devido à colheita da segunda maior safra de laranja da história, inferior apenas à colhida em 1999. Ele diz que as 13 fábricas próprias e outras pequenas indústrias arrendadas pelas quatro empresas processadoras de suco estão trabalhando em plena capacidade, mas não conseguem evitar os atrasos. Lohbauer disse que, “infelizmente para os produtores”, as indústrias sempre irão priorizar o recebimento da laranja dos pomares próprios.

Lohbauer estima que as perdas de pós colheita da laranja, entre o pomar até as portas das fábricas, chegam a 15 milhões de caixas, que correspondem a cerca de 4% da produção estimada para esta safra pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que é de 377 milhões de caixas de 40,8 quilos.

O executivo afirmou que o gargalo para desembarque da fruta somente será resolvido após a criação do conselho que será formado pelos representantes das indústrias e dos produtores, o Consecitrus. Ele cita como exemplo a possibilidade de pagamento de um prêmio ao produtor que entregar a fruta que ainda não atingiu o ponto ideal de maturação, para compensar o fato de ser menos valorizada.