Insumos para plantio da soja estão 20% mais caros no Paraná

Produtores anteciparam a nova safra para evitar quebra em 2012Em Maringá, no norte do Paraná, já é tempo de adquirir insumos para o plantio da soja. A safra deste ano foi prejudicada pela chuva e pela geada, o que levou os produtores a anteciparem o plantio do grão e evitarem uma nova quebra em 2012. Entretanto, o preço dos insumos preocupa.

O produtor Mauro Terazan afirma que está pagando em média 20% a mais pelo adubo em relação a safra passada. A semente também aumentou na mesma proporção, o que gera prejuízo ao produtor.

A maior parte das culturas de inverno já está terminando no campo, e os produtores estão preocupados com o clima. A soja deve ser semeada 15 dias antes do período recomendado na região de Maringá. A intenção é iniciar cedo a colheita para não atrasar o plantio de milho em fevereiro.

? A gente tem uma limitação de não poder antecipar muito o plantio da soja. A variedade tem sua época tradicional de plantio no início de outubro, para alguns produtores a tendência é antecipar para 20 a 25 de setembro ? explicou o engenheiro agrônomo Rafael Furlanetto.

Em Maringá, 32 mil hectares vão ser cultivados com soja. De acordo com a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, a expectativa no Paraná é de plantar 4,44 milhões de hectares, 1% a menos que em 2010. A safra é estimada em pouco mais de 14 milhões de toneladas, inferior à colheita anterior, que atingiu recorde de 15,32 milhões de toneladas.