O Salão foi instituído em 1987 e tem por objetivo homenagear as pessoas que tenham sido pioneiras e líderes da avicultura do continente. A nomeação ocorre a cada dois anos e a escolha é feita por um comitê com base no currículo e no histórico dos indicados.
Ariel Mendes é o oitavo brasileiro a fazer parte do Salão e foi indicado pela profícua atuação desenvolvida em prol da avicultura brasileira e latino-americana como pesquisador, professor e líder associativo. Além de professor de avicultura da UNESP, Ariel Mendes ocupou os cargos de presidente da UBA – União Brasileira de Avicultura e da FACTA – Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas. Teve atuação também na Sociedade Brasileira de Zootecnia, na qual exerceu o cargo de Secretário e no Colégio Brasileiro de Nutrição Animal, quando fez parte da diretoria durante vários anos.
Atualmente é diretor de Produção da Ubabef, membro da Câmara Setorial de Aves e Suínos do Ministério da Agricultura e do Departamento de Agronegócios da FIESP. No plano internacional, foi presidente da ALA – Associação Latino-Americana de Avicultura e representou o Brasil no Codex Alimentarius e no CISA – Comitê Interamericano de Sanidade Avícola da OIE.
Durante a solenidade foram homenageados ainda líderes empresariais do setor e técnicos de destaque dos países sócios da Associação Latino Americana de Avicultura (ALA). Pelo Brasil foram premiados Mário Lanznaster, presidente da Cooperativa Aurora, e Dirceu João Talamini, diretor geral da Embrapa Suínos e Aves, pelos relevantes trabalhos que têm empreendido para o maior desenvolvimento do setor.