Preço da laranja pêra segue em queda em São Paulo, afirma Cepea

Maior oferta da fruta pressiona as cotações no mercado paulistaA maior oferta de laranja pêra pressionou as cotações por mais uma semana no mercado paulista, segundo levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). No entanto, com o clima quente dos últimos dias, o comércio da fruta tem se mostrado mais ativo.

No mercado de mesa, a média da semana passada da laranja pêra foi de R$ 9,51 por caixa de 40,8 quilos na árvore, queda de 2,1% em relação ao período anterior.

Para a lima ácida tahiti, conforme dados do Cepea, a oferta segue baixa e, com o tempo seco, a fruta tende a ficar miúda. Dessa forma, os preços da tahiti continuam em patamar elevado, apesar da estabilidade registrada na semana passada. Naquele período, a tahiti teve média de R$ 41,22 por caixa de 27 quilos, colhida.

Apesar do avanço da safra o número de negócios de laranja no mercado spot captado pelo Cepea tem sido insuficiente para a elaboração de médias de preços que atendam aos critérios metodológicos.

Neste ano, muitas vendas para a indústria se baseiam no valor da Linha Especial de Crédito (LEC) acrescido de participação do preço internacional do suco ? a ser definido no final da safra. Por esse motivo a tabela “Laranja Indústria” não tem sido atualizada.