Já foram comercializadas pelos produtores brasileiros 20,2 milhões de sacas de 60 quilos de café. A projeção da consultoria Safras & Mercado toma por base uma safra 2011/2012 de café brasileira de 47,7 milhões de sacas.
A comercialização está ligeiramente acima de igual período do ano passado, quando 41% da então safra 2010/2011 estava negociada.
? É claro que quando o mercado avançou acima da linha de R$ 500 a saca para os cafés melhores, apareceram mais vendedores no mercado, mas não a ponto de interromper a firmeza, o que mostra maturidade na condução dos negócios. Aproveitar o preço alto faz parte da gestão de risco de preço e evitar a afobação vendedora de uma estratégia para prolongar o bom momento ? avalia o analista de Safras & Mercado, Gil Barabach.
Segundo ele, o mercado segue com “uma cara muito boa”, e mesmo sujeito a correções técnicas ou a algum revés fundamental, como, por exemplo, boas notícias das floradas, a postura dos produtores não deve se alterar muito.
? Nesse sentido, o produtor tende a manter a cadência tranquila das negociações e já começar a delinear, lentamente, alguma coisa com a safra 2012, seguindo a lógica de gerir risco de preço futuro ? conclui.