O 11º Leilão Mata Velha deve reunir cerca de 2,5 mil pessoas nos três dias de venda de animais. Serão 75 lotes, com 79 animais, 74 fêmeas e cinco machos. Umas das fêmeas que serão leiloadas é Cafifa Mata Velha, 17 meses e atual reservada campeã novilha menor Expozebu 2011.
Em 10 anos de leilão, este será o primeiro em que o evento será dividido em três dias. Isso porque todo o atual time de pista e as principais doadoras da fazenda estarão a venda. Oportunidade para pecuaristas de todo o país terem na fazenda animais como Cafifa, que mesmo sem estar totalmente pronta para a festa já mostra toda a beleza da raça.
A beleza dos animais aos poucos vai sendo realçada pelo tratamento próprio de centro de estética. Durante todo esta terça, dia 13, as fêmeas e machos do leilão passaram pela toalete, para tirar o excesso de pelo e receber os primeiros retoques no visual.
São animais de várias idades que reúnem uma coleção de títulos. A vaca mais cara já vendida no Leilão Mata Velha, também integra o time. Em 2004, a doadora Recordação, teve 50% de sua propriedade vendida por R$ 2,2 milhões. Bela Divisa, Emilly e muitas outras estão a disposição do mercado. O zootecnista, Nilo Sampaio Júnior, explica que os animais estão a venda devido a mudança de foco da fazenda.
O trabalho não se resume às baias, por toda a fazenda a movimentação é intensa. Cerca de 40 pessoas trabalham há mais de dois meses para deixar tudo pronto o início do evento. Nesta sexta, dia 16, às 21h, o Canal Rural transmite ao vivo direto do recinto Mata Velha.