Especialistas discutem modelos de gestão para o agronegócio durante a Interconf 2011

Convidados apresentaram casos exitosos na administração de diversos segmentos do mercadoEspecialistas ligados aos setores da indústria, comunicação e agronegócio reuniram-se nesta quarta, dia 14, para debater modelos de gestão aplicáveis ao agronegócio. O painel ocorreu no plenário da Conferência Internacional de Confinadores (Interconf 2011).

Mediada pelo professor doutor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (da USP), Sérgio De Zen, a discussão abordou os possíveis caminhos para uma gestão empresarial eficiente, porém sustentável.

Alessandra Costa, diretora de Humanos da Natura, apontou a crescente necessidade do setor industrial de planejar ações e investir em capacitação profissional. Para ela, essas medidas melhoram o modelo relacionamento com clientes e fornecedores.

? É imperativo que as empresas desenvolvam uma relação de comprometimento irrestrito com a verdade e transparência com seus públicos de interesse ? afirmou.

Para Murilo Bussab, diretor comercial do Grupo Folha, a facilidade de venda e os preços em elevação podem criar um cenário futuro perigoso para os negócios. Bussab ressaltou pontos fundamentais para uma boa gestão, como o conhecimento dos custos, o marketing e o controle de dados.

No final do evento, Alberto Marinho, diretor da Marinho Agropecuária, falou sobre o modelo de gestão aplicado no projeto administrado pela família. O criador destacou a inclusão de uma agenda criada com o propósito de mensurar cada etapa da produção e medir ganhos e perdas no sistema.

Realizada em Goiânia (GO), a Interconf  começou nessa segunda, dia 13, e se encerra nesta quinta, dia 14 de setembro.