As máquinas foram uma atração inevitável no congresso, no Parque da Expodireto Cotrijal. Muitos agricultores aproveitaram para tirar dúvidas, de olho em um futuro investimento. O conforto e a eletrônica avançada dos equipamentos impressionam. Nas mais modernas, o controle da máquina é por um joystick. Nas telas, o operador vê o mapa completo da lavoura atualizado em tempo real.
O pulverizador Imperador 3100, da Stara, tem autonomia para percorrer até 500 hectares, dez vezes mais que modelos de uma década. Um sistema economiza insumos ao reconhecer áreas onde o produto já foi aplicado.
Com público específico, o congresso terminou nessa quarta, dia 14, reunindo especialistas internacionais, agricultores de pelo menos cinco países e 30 expositores. Para a próxima edição, em 2013, a meta é consolidar o evento como referência mundial.
? O produtor de hoje é consciente e inovador. Isso fortalece o papel do congresso para difundir conhecimento e tecnologia ? explica Willibrordus van Lieshout, presidente do Sindicato Rural de Não-Me-Toque e um dos organizadores do congresso.