Crise dos Estados Unidos preocupa setor do algodão no Brasil

Temor dos produtores é que americanos deixem de pagar verba prevista em acordo na OMCA crise nos Estados Unidos preocupa o setor produtivo do algodão. O temor é que o repasse de recursos feito pelos americanos seja suspenso. O governo brasileiro já afirmou que se isso acontecer haverá retaliação. O assunto foi o destaque do primeiro dia do 8º Congresso Brasileiro do Algodão.

Na palestra de abertura do Congresso, foi mostrada a evolução do setor desde a década de 70 até os dias de hoje. No entanto, um dos principais assuntos em pauta foi o acordo internacional assinado em 2010 entre o Brasil e os Estados Unidos, que prevê o cumprimento de uma série de cláusulas pelos norte-americanos, entre elas, o pagamento de US$ 12 milhões mensais até 2012.

Em 2009, a Organização Mundial do Comércio (OMC) concedeu aos produtores brasileiros o direito de retaliar os Estados Unidos no valor total de US$ 829 milhões, valor reduzido pelo acordo firmado em 2010.

O IBA é um fundo criado para receber esse dinheiro. Com a crise americana, existe o risco que esse repasse seja suspenso. Um projeto já passou pela Câmara dos Representantes dos Estados Unidos e está agora no Senado. Caso o projeto seja aprovado, deve haver retaliações por parte do Brasil.