Governo da Bahia propõe extinguir dívidas de agricultores do Projeto de Horticultura Irrigada de Tucano

Projeto de lei que autoriza a remissão da dívida de R$ 1 milhão foi encaminhado à Assembleia Legislativa baianaUm projeto de lei que autoriza a remissão da dívida dos mutuários do Projeto de Horticultura Irrigada da Bacia Sedimentar de Tucano, junto à Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), foi encaminhado à Assembleia Legislativa da Bahia. A iniciativa, que faz parte das ações do programa Vida Melhor, do governo estadual, beneficiará cerca de 100 famílias, contribuindo com a retomada do projeto.

O valor da dívida a ser extinta é de R$ 1 milhão, montante que o Fundo de Desenvolvimento Social e Econômico (Fundese) restituirá à Desenbahia. A implantação do Projeto de Horticultura Irrigada – Módulo Tucano buscou o aproveitamento do potencial hídrico subterrâneo da localidade, que possibilitaria o desenvolvimento da agricultura irrigada, beneficiando os pequenos produtores rurais ali radicados.

As dívidas dos agricultores foram assumidas nos anos de 2006 e 2007 para viabilização do referido projeto. A ocorrência de problemas operacionais resultou na descontinuidade do fornecimento de água e no atraso do plantio, o que inviabilizou a comercialização da produção e acarretou prejuízos financeiros aos agricultores. Por estas razões, os produtores encontraram-se impedidos de cumprirem com as obrigações contraídas junto à Desenbahia e de darem continuidade ao projeto.