Terminal de Pirapora amplia capacidade de escoamento de grãos em Minas Gerais

Estado deve escoar o volume recorde de aproximadamente 750 mil toneladas em 2011O transporte de soja pelo Terminal Intermodal de Pirapora, no Norte de Minas, atingiu 520 mil toneladas do grão, no período de janeiro a agosto deste ano. O volume representa aproximadamente 100% de toda a soja transportada pelo terminal durante o ano passado. O destino foi o Porto de Tubarão, em Vitória (ES).

O Terminal Intermodal de Pirapora, construído pela Vale/Ferrovia Centro Atlântica (FCA), começou a operar em 2009, depois da reativação do ramal ferroviário que liga Pirapora a Corinto. De acordo com o analista de mercado da Vale, William de Almeida, a maior eficiência é resultado de uma pera ferroviária ? trecho de linha com formato semelhante ao da fruta, também conhecido como reverse loop ? que praticamente elimina a necessidade de manobras para embarque de carga no pátio.

A estrutura possibilitou a redução do tempo de permanência dos vagões vazios no pátio, que era de mais de 30 horas, para menos de 6 horas. Com investimento de aproximadamente R$ 9 milhões, a pera ferroviária tem 3,4 km de extensão, e está em operação desde junho deste ano.

O terminal faz parte do programa Pró-Noroeste, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa MG), Federação da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Faemg) e Banco do Brasil, com o objetivo de ampliar o escoamento da produção e a exportação de grãos do Noroeste de Minas, principal região produtora do Estado.

Segundo a Seapa, no caso do milho, a produção da região na safra 2010/2011 foi de 1,1 milhão de toneladas, volume equivalente a 17% da produção mineira do grão. A soja alcançou, no Noroeste, uma safra de 1 milhão de toneladas, cerca de 37% da produção estadual. Estudos indicam que ainda há cerca de 2,5 milhões de hectares com potencial para plantio no Noroeste.

Para a Seapa, o cenário mundial, marcado pela redução dos estoques de grãos, é favorável ao aumento da produção de soja e milho. O secretário Elmiro Nascimento afirma que a utilização do Terminal Intermodal de Pirapora é um dos fatores que tem favorecido as exportações mineiras de grãos.

Em 2010, a partir do corredor logístico, Minas embarcou 521 mil toneladas de soja e 122 mil toneladas de milho para o mercado externo. Neste ano, deve ser escoado o volume recorde de aproximadamente 750 mil toneladas de grãos.