Governo pede ao setor privado que evite desinformação para não atrapalhar negociações sobre o embargo russo

Membros do governo federal e dirigentes de entidades representantes das indústrias frigoríficas se reuniram nesta quinta, dia 22Na reunião entre membros do governo federal e dirigentes das entidades representantes das indústrias frigoríficas, realizada nesta quinta, dia 22, no Ministério da Agricultura, um dos assuntos discutidos foi a necessidade de o setor privado evitar declarações públicas sobre o andamento das negociações com a Rússia para retirada do embargo sobre as carnes brasileiras.

Francisco Jardim, secretário de Defesa Agropecuária (DAS) do Ministério da Agricultura, afirmou que o objetivo é evitar “desinformações” que possam atrapalhar as negociações sobre a retirada do embargo imposto pela Rússia em junho deste ano. Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso continuam impedidos de exportar para o mercado russo.

Além dos membros das secretarias de Defesa Agropecuária e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, também participaram da reunião a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Tatiana Prazeres, e o diretor do departamento econômico do Itamaraty, Paulo Mesquita. O setor privado foi representado por dirigentes das três principais entidades do setor: União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Associação Brasileira das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Carne Suína (Abipecs) e Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec).

Saiba mais sobre o embargo russo: