Curso forma técnicos qualificados na preservação ambiental em Minas Gerais

Objetivo é qualificar profissionais em nível técnico para gestão, planejamento e organização do meio ambienteFlora e fauna exuberantes e belas cachoeiras são alguns dos atrativos que tornam a Serra do Cipó (MG) um lugar único. O local que abriga o Parque Nacional da Serra do Cipó e recebe aproximadamente 18 mil turistas por ano ganhará, a partir deste sábado, dia 24, mais um grupo de pessoas qualificadas e habilitadas para contribuir com a preservação cultural e ambiental da região. São 32 estudantes, que iniciaram em agosto de 2009, o Curso Técnico em Meio Ambiente, com ênfase em turismo, e que se for

O objetivo do curso é qualificar profissionais em nível técnico para a gestão ambiental, com competência para exercer funções de diagnóstico, vigilância, preservação ambiental, planejamento, organização e execução de diversas atividades. O curso é oferecido pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) e funciona na Escola Estadual Dona Francisca Josina, localizada no município de Santana do Riacho, na Serra do Cipó.

Segundo a coordenadora, Jaqueline Serafim do Nascimento, o curso foi criado para atender a uma necessidade da região.

? Antes não tínhamos nenhum curso técnico na região. Os cursos que eram oferecidos serviam para suprir a demanda das pousadas, qualificando, apenas, profissionais para trabalharem como garçons, camareiras, entre outros.

Para ingressar no curso, que é gratuito, os candidatos passam por uma seleção, que pode ser uma entrevista ou uma prova, na qual os professores tentam conhecer melhor o objetivo do aluno com o curso e o que ele pensa sobre o lugar onde vive.

Em 2010, a escola abriu mais uma turma com 42 alunos e em fevereiro de 2011 a quarta turma, com 48 alunos. A implantação do Curso Técnico em Meio Ambiente na escola tornou- se referência regional, atendendo aos municípios de Jaboticatubas, Morro do Pilar, Conceição do Mato Dentro e Santa Luzia.

Por funcionar em uma região com grande potencial turístico e biodiversidade, para fazer os trabalhos de campo os estudantes não precisam sair do município. Para realizar o trabalho de Diagnóstico Geoambiental do Córrego Soberbo, por exemplo, os estudantes percorreram pontos entre a nascente do ribeirão Soberbo e sua foz no rio Cipó. Visitas técnicas e outras atividades foram realizadas no Parque Nacional da Serra do Cipó.

Além de aproveitar todas as possibilidades que a Serra do Cipó oferece para enriquecer cada vez mais o curso, com o conhecimento adquirido os estudantes do técnico promoviam intervenções na própria escola.

? Nós já acompanhamos visitas dos alunos da escola no Parque Nacional da Serra do Cipó e já oferecemos oficinas de conscientização na escola ? ressalta a coordenadora do curso. A Escola Estadual Dona Francisca Josina também oferece o ensino fundamental e médio para mais de 600 alunos.