Expoinel revela os melhores animais da raça nelore

Realizada em Uberaba, no Triângulo Mineiro, a exposição alcançou números recordesA 40ª edição Expoinel nacional encerrou o calendário 2010/2011 da raça nelore e revelou neste domingo, dia 25, os melhores animais da raça. Realizada em Uberaba, no Triângulo Mineiro, a exposição acabou, mas deixou boas recordações e números recordes para a raça.

Como Melhor Criador foi escolhida a Chácara Colorado, como Melhor Expositor, a Agropecuária Rima e a equipe campeã foi a Fazenda do Sabiá. O Campeão Progênie de Mãe foi Beluga TE da Sabiá e o Campeão Progênie de Pai foi Bitelo da SS, Agropecuária Vila dos Pinheiros.

A Grande Campeã foi Bélgica 8 FIV, da Agropecuária Rima, com 33 meses Reservada e a Grande Campeã foi Hemppa 2, da Porto Seguro, com 21 meses. O Grande Campeão foi Regato FIV AJJ, com 34 meses Reservado e o Grande Campeão foi Rufo FIV da Valônia, 21 meses.

Com mais este título, Bélgica 8 FIV se tornou a primeira tri grande campeã nacional da história. O tratador do animal, Vanilton Pedro, afirma que o título é todo dela, não da equipe. Bruno Vicintin, da Rima Agropecuária, conta que agora ela será aposentada.

Com a escolha de Regato FIV AJJ como o grande campeão foi reforçada a qualidade de um dos maiores reprodutores dos últimos anos da raça nelore: Bitelo da SS. Três dos quatros melhores animais da feira são filhos dele. E mais, dos 12 conjuntos que participaram da disputa de progênie de pai, dez carregam o sangue de Bitelo da SS. Bélgica 8 é filha de Bitelo da SS com Bélgica I PO da NI e Regato FIV é Bitelo com Nabilara AJJ. A reservada Hemppa 2 é Bitelo da SS com Orquidea TE da Sabiá e o reservado Rufo FIV da Valônia é Basco da SM em Marani XI.

Prova de que o gado nelore vai ter sempre grandes animais para defender a raça. E aliado ao trabalho destes criadores os números vão ser cada vez mais impressionantes.