Mercado do arroz com casca segue com baixa liquidez, aponta Cepea

Indicador do grão subiu 1,17% na última quinzena, mas acumula queda de 0,38% na parcial de setembroA comercialização de arroz em casca esteve ainda mais lenta na última semana no mercado do Rio Grande do Sul quando comparada à primeira quinzena de setembro, conforme indicam pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O Indicador do Arroz Esalq/Bolsa Brasileira de Mercadorias-BM&FBovespa (Rio Grande do Sul, 58 grãos inteiros) subiu 1,17% entre 19 e 26 de setembro, fechando a R$ 23,3/saca de 50 quilos na segunda, dia 26.

Na parcial de setembro, no entanto, o Indicador acumula pequena queda de 0,38%. De maneira geral, ao longo deste mês, produtores negociaram devido à necessidade de fazer “caixa”. Indústrias, por outro lado, demonstraram menor interesse de compra nos últimos dias, segundo informações do Cepea.

Parte das unidades não ofertou preço de compra, enquanto poucas aumentaram o valor da saca. Outras indústrias, ainda, mantiveram o preço na semana passada. A principal justificativa das empresas é quanto à dificuldade de venda do fardo e também ao repasse das altas da casca ao arroz beneficiado.