Agrotecno Leite inicia em Passo Fundo (RS) com novidades para o setor

Além de palestras e estações práticas, evento abriu espaço para exposição, julgamento e comercialização de gado leiteiroA quinta edição da Agrotecno Leite, que acontece em Passo Fundo (RS), foi aberta oficialmente nessa terça, dia 27, no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo. O presidente da Agrotecno Leite, Ari Rosso, ao abrir o evento, ressaltou que a atividade leiteira gera um impacto de R$ 518 milhões ao ano na região de Passo Fundo. Em quatro anos, a produção aumentou em mais de 33% e está presente em quase 30 mil estabelecimentos agropecuários da região.

A quinta edição da Agrotecno Leite, que acontece nos dias 28, 29 e 30 de setembro, tem o foco nas técnicas e novidades, no aprimoramento e no debate, na troca de informações, no diálogo entre indústria, produtor e consumidor. Além das palestras e das estações práticas, o evento vai contar com o projeto Beba Leite, do I Simpósio Agrotecno Leite, que acontecerá no dia 29.

De acordo com o coordenador técnico da Agrotecno Leite, Carlos Bondan, neste ano, após pedido dos participantes das edições anteriores, haverá exposição, julgamento e comercialização de gado leiteiro das raças Holandesa, Jersey e Gir Leiteira.

Na abertura, o diretor técnico da Emater/RS, Gervásio Paulus, falou sobre a importância da parceria, marca da Agrotecno Leite e elogiou o propósito da feira, que busca a sustentabilidade para a atividade leiteira.

? Eventos como esse, que propõem concretamente alternativas para a cadeia, seja na alimentação, seja no bem-estar animal, são fundamentais ? avaliou.

Em seu pronunciamento, o superintendente federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Francisco Signor, ressaltou que a cadeia leiteira requer solidariedade entre os produtores.

? Fiz questão de estar presente nesta abertura. Essa atividade tem um potencial enorme e o que se faz e se vai mostrar aqui visa melhorar a qualidade. Esse é um evento diferenciado ? destacou Signor.

O prefeito de Passo Fundo, Airton Dipp, destacou o respaldo e a credibilidade que a Agrotecno Leite tem pelas instituições que a promovem. Segundo ele, a produção leiteira na região tem tido ótimos resultados, com salto de qualidade e produtividade, e isso muito se deve a transferência de tecnologia, a troca de informações e conhecimento e a extensão que é feita pelas entidades promotoras durante a feira.