As informações são da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
? Alguns fatores contribuíram para esse crescimento nas exportações de mel, como a conquista do mercado norte-americano pelo mel produzido no Brasil, o fim do embargo do produto na Europa e as oscilações no valor do dólar ? explica o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócios do Sebrae/PI, Francisco Holanda.
Os Estados Unidos e a Alemanha foram os principais destinos das exportações brasileiras de mel em outubro. Os EUA compraram 69% do total de mel comercializado. Em seguida, vem a Alemanha responsável por 24% do total do mel exportado.
Outra boa notícia para quem trabalha no setor foi a divulgação das empresas que mais exportam no Brasil. A Casa Apis, maior central de negócios do setor apícola do Piauí, ocupa a 23ª posição no ranking.
? Isso já é reflexo do que vem sendo executado não somente pelo Sebrae, mas pelos apicultores e por todos os parceiros que integram a Casa Apis. Esse resultado é um estímulo para continuar todo um trabalho em favor do desenvolvimento da cadeia produtiva da apicultura no Piauí ? afirma Francisco Holanda.
Casa Apis
A Central de Cooperativas Apícolas do Semi-Árido Brasileiro, Casa Apis, é resultado de uma grande parceria costurada há mais de três anos por diversas entidades públicas e organizações não-governamentais. Participam o Sebrae, Fundação Banco do Brasil, Governo do Piauí, Federação das Entidades Apícolas do Piauí; Rede Unitrabalho, Unisol Brasil, prefeituras de 42 municípios envolvidos no projeto, além de cooperativas de apicultores do Piauí e do Ceará.