Produção de grãos da China deve ser recorde em 2011

Ministério da Agricultura afirma que produção deve exceder 550 milhões de toneladasA produção de grãos por parte da China deve exceder os 550 milhões de toneladas neste ano, seguindo o curso de oito anos de safra recorde do país, segundo o Ministério da Agricultura. A produção é um indicador de que o país está caminhando para a auto-suficiência.

Mesmo com a seca em algumas regiões, os rendimentos recordes em outras devem compensar e favorecer o aumento da produção. A China colheu 546,4 milhões de toneladas de grãos em 2010. Tanto a produtividade quanto a produção devem ficar em patamares recordes e a colheita de milho e arroz vem indicando boa qualidade.

Segundo informações do Ministério, o governo deve focar suas políticas na melhora da produção doméstica de milho e seguir exercendo controle sobre o consumo do cereal por processadores. Investidores têm se mantidos atentos à China devido a possibilidade do país fazer novas aquisições de milho com a queda nos estoques locais e a redução do preço mundial.

O país importou 1,6 milhão de toneladas de milho no ano passado. Em agosto, as aquisições chegaram ao maior nível em volume desde outubro passado. A Associação de Indústrias Alimentícias da China disse, na semana passada, que o país deve ter uma queda de 15 milhões de toneladas na produção doméstica contra o consumo.