Segundo o ministro da Agricultura, as enchentes devem causar uma queda de, pelo menos, 0,4% na produção orizícola do Estado. Embora o número ainda seja inferior ao estimado pela Federação de Agricultura de Santa Catarina, que aponta uma redução de 15%, Reinhold Stephanes admitiu que o levantamento das perdas não foi totalmente concluído.
? A Conab está fazendo este levantamento caso a caso e o governo vai interferir no sentido de que [os produtores] possam plantar.
Stephanes ressaltou também que o governo encaminhou ao Congresso no meio do ano o projeto que cria o Fundo de Catástrofe, uma espécie de reserva de recursos públicos que poderá ser utilizada para cobrir o seguro rural em caso de problemas climáticos como o que atingiu Santa Catarina. Ainda não há previsão de quando a matéria será votada, mas o ministro explicou que está é a única forma de compensar os prejuízos no campo.
? As seguradoras vão participar com maior segurança no mercado e, quando houver um fator climático maior, há uma espécie de resseguro que o fundo contra catástrofes vai cobrir.