No entanto, de acordo com o apicultor Rogério Balioti a expectativa é mais otimista, os apicultores esperam produzir 400 quilos do mel da flor do café na região.
? Estamos em uma expectativa para que a chuva venha logo e possa vir a flor, que normalmente vem na época de setembro e outubro. Se tudo correr bem vamos ter seis dias de florada e seis dias de produção ? disse o Balioti.
O ideal para a produção é que venha logo a chuva. Depois os apicultores esperam uma semana sem chuva, sem ventos fortes e com tempo preferencialmente fresco. As características desse tipo de mel são diferentes e sua produção não é possível se o clima não favorecer.
? Esse tipo de mel é denso, encorpado, tem o paladar suave e coloração clara. Tem ano que você consegue produzir e ano que você não consegue pela flor do café ser tão sensível ? explica o produtor.
O mel da florada de café tem espaço garantido no mercado porque não existe uma produção muito grande. A oferta pequena e procura grande garantem um preço melhor para o produtor.
Assista o vídeo com a entrevista completa sobre o assunto: