Brasil recuperou em outros mercados exportações afetadas pelo embargo russo, diz ministro

Mendes Ribeiro Filho voltou a dizer que só depende dos russos a liberação das compras de carne brasileiraO ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, garantiu nesta segunda, dia 3, que o Brasil recuperou em outros mercados as exportações de carnes afetadas pelo embargo da Rússia. Ele participou, em São Paulo, de um encontro na sede da Sociedade Rural Brasileira, e voltou a dizer que só depende dos russos a liberação das compras de carne brasileira.

O embargo da Rússia dura mais de 100 dias e ainda não há uma previsão de quando vai terminar, apesar da insatisfação do setor produtivo com a demora nas negociações. Mas o ministro da Agricultura garante que, da parte do Brasil, já foi feito o necessário.

? Precisamos continuar as tratativas que estamos desenvolvendo. Já nos foram pedidos mais vinte tantos procedimentos nos nossos frigoríficos, estamos mantendo toda a atenção para manter esta situação. Tenho certeza que logo ali vamos ter com clareza quais realmente os objetivos. O Brasil cumpriu tudo que tinha que fazer ? afirmou o ministro.

O ministro falou também sobre o controle da febre aftosa. E demonstrou confiança no trabalho feito no país.

? Todo controle que estamos tendo nos dá a tranquilidade de afirmarmos que o Brasil está à frente nisto. O Brasil tem tudo, uma equipe técnica extremamente competente, tem contado com a parceria da iniciativa privada, tem toda atenção dos órgãos estaduais e municipais. Estamos cada vez mais nos preparando para que em 2013 não tenhamos um risco mais se quer de aftosa, nem alto, nem médio, nem baixo em nenhum outro Estado ? concluiu.

O ministro disse, ainda, que pretende conquistar para o país a condição de região livre de febre aftosa, em julho de 2013. O governo brasileiro esperava obter o status, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), só no final de 2013. Atualmente, algumas regiões brasileiras, como o Norte, não são consideradas áreas livres da doença, mesmo com vacinação.

? A defesa sanitária animal é prioridade extraordinária do Ministério da Agricultura e, por isso, podemos prever a antecipação da conquista do status ? disse o ministro.

Saiba mais sobre o embargo russo: