Condraf debate desafios para o Brasil Rural

Ministro Afonso Florence convocou Conselho para ampliar o debate sobre o "Brasil Rural que queremos"Durante a 47ª Reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), realizada nesta terça, dia 4, na Sede da Embrapa, em Brasília, o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Afonso Florence, convocou o Conselho para ampliar o debate sobre o "Brasil Rural que queremos". O ministro apontou como o principal desafio deste período o aperfeiçoamento de políticas e a inovação de estratégias em três eixos: organização econômica da agricultura familiar; redução das desigualdades

A partir dessa reunião, anunciou que o Condraf passará a ser diretamente vinculado ao Gabinete do Ministro. O secretário executivo adjunto do MDA, Carlos Mário Guedes de Guedes assume a secretaria do Conselho. O objetivo, disse o ministro, é ampliar o Condraf, sua envergadura política e seu papel estratégico, consolidando conquistas e ampliando a efetividade das suas atribuições.

? Vamos em busca de uma posição mais estratégica para o Conselho. Mais do que reconhecer e valorizar o Condraf, estamos buscando um lugar de maior peso para o Conselho dentro e fora do Ministério ? explicou.

Carlos Guedes destacou a criação de um sistema de gestão participativa para ampliar o controle social e transparência sobre as políticas do ministério.

? Queremos avançar com os conselhos estaduais, municipais e colegiados territoriais na formulação, acompanhamento e avaliação das políticas para o desenvolvimento do rural sob a coordenação do Condraf.

Também participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Territorial (SDT), Jerônimo Rodrigues, que coordenou o Condraf em 2011, os secretários de Agricultura Familiar, Laudemir Müller e de Reordenamento Agrário, Adhemar Lopes de Almeida; o professor Paul Singer, da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), e cerca de 60 participantes, entre conselheiros e convidados.

Nesta terça, a pauta da 47ª Reunião abordou ainda as propostas para a 1a Conferência Nacional sobre Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e para a II Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural; além da Rio+20 (Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável), todas previstas para 2012.