Mesmo revista para baixo, produção de soja deve ser recorde, aponta IBGE

Produção atingiu 74,8 milhões de toneladas em 2011A produção nacional de soja segue recorde, apesar da revisão para baixo feita nesta quinta, dia 6, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em seu Levantamento Sistemático da Produção Agrícola. Em 2011, a produção de soja atingiu 74,8 milhões de toneladas. Apesar de maior que a colheita do ano passado, o montante é 27,331 mil toneladas menor que o estimado em agosto.

? A soja está só crescendo, cada ano que passa é um recorde. Isso acontece pelo preço, que está em torno de R$ 40 a R$ 45 a saca. É o preço que vai estimular a próxima safra, que já começou a ser plantada ? disse o gerente da Coordenação de Agropecuária do IBGE, Mauro Andreazzi.

À exceção do Maranhão, a colheita já se encontra encerrada nos demais centros produtores do País e a variação em relação à previsão de agosto se deve, particularmente, às revisões nos dados de colheita de Mato Grosso, maior produtor nacional. No Estado, a área colhida de 6.454.331 hectares e a produção obtida de 20,8 milhões de toneladas são inferiores em 0,1% à estimativa de agosto.