Coodeleite melhora condições de vida de agricultores familiares no interior baiano

Cooperativa possui 100 associados e atende direta e indiretamente a 272 famíliasHá seis anos os produtores da agricultura familiar de comunidades rurais dos municípios de Mortugaba, Guajeru e Tremedal, no interior baiano, ganharam novas perspectivas de vida. A falta de ocupação, emprego e renda, fator predominante na maioria da população, foi substituída por uma atividade dinâmica e remunerada.

Ao invés de trabalhos domésticos ou ligados ao plantio de milho, feijão e hortaliças, destinado ao consumo e à própria subsistência, eles passaram a integrar a Cooperativa dos Produtores de Derivados de Leite da Região do Rio Gavião (Coodeleite). Com sede em Mortugaba, a cooperativa foi fundada com apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir).

O êxito da iniciativa foi comprovado durante a Exposição Agropecuária e Feira de Negócios (Expofenita 2011), realizada em Itabuna, quando os visitantes puderam comprar e degustar leite pasteurizado e doces de leite, em tablete e pastoso, fabricados em unidades da cooperativa. Foi a primeira vez em que os cooperados levaram os seus produtos a uma feira agropecuária.

Segundo a cooperada Angélica Meira Silva, a Coodeleite possui 100 associados e atende direta e indiretamente a 272 famílias, com três microempreendimentos, localizados nos municípios de Mortugaba, Tremedal e Guajeru.

? Estamos dando agora mais esse passo, com a fabricação e pasteurização do nosso leite, que mesmo iniciada há quatro meses, já se inseriu em programas como o Fome Zero, do governo federal. A CAR foi fundamental para que os cooperados se organizassem e acreditassem na qualidade de seus produtos. A participação foi uma oportunidade para que os nossos produtos ficassem mais conhecidos e mais acessíveis a todas as regiões da Bahia, viabilizando a comercialização ? afirmou.