Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal termina com balanço positivo do serviço veterinário

Evento do próximo ano será em Curitiba, no ParanáO Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal (Endesa), realizado essa semana, cumpriu com o seu objetivo de aprimorar a qualidade do serviço veterinário oficial e aumentar a integração com o setor privado, meio acadêmico e científico.

A segunda edição do evento, promovido pelo Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, reuniu cerca de mil profissionais, professores, estudantes, técnicos e representantes dos diversos segmentos do agronegócio ao longo de cinco dias, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Mais de mil acessos foram registrados no site da Rede de Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária (RIT DA) que transmitiu as palestras online.

Em carta oficial enviada pelo representante regional da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, sigla em inglês) para as Américas, Luis Barcos, que participou do Endesa, ele ressalta a “excelente” organização do encontro e a importância da realização de eventos como esse para capacitar os recursos humanos que trabalham na sanidade animal do Brasil. Barcos também utilizou o mesmo adjetivo para avaliar o trabalho que o país está realizando em conjunto com a OIE e a ajuda oferecida para os outros países membros a fim de melhorarem e protegerem os seus status sanitários.

? Quero felicitá-lo pelo excelente trabalho que o Brasil está fazendo em todas as áreas do país para controlar e erradicar a febre aftosa e, em particular, nas regiões mais difíceis e conflituosas que são as fronteiras ? escreveu Barcos.

Balanço

Com o tema central “Muitas culturas, uma ciência”, o Endesa debateu assuntos relevantes para a área – como o futuro da saúde animal, sistemas de atenção veterinária, diagnósticos em saúde animal, sistemas de emergência veterinária ? com a participação de palestrantes de diversos países. Em paralelo ocorreram reuniões oficiais de entidades como o Comitê Veterinário Permanente do Mercosul (CVP), que definiu o apoio dos países integrantes ao Paraguai no combate ao foco de febre aftosa, o Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa) e uma reunião bilateral entre Brasil e Bolívia.

? Tivemos uma atuação bastante efetiva dos presentes. Tenho certeza de que os participantes sairão daqui com uma mudança de postura e uma visão diferenciada do seu papel no processo ? avaliou Marques.

Ao final do encontro, os organizadores decidiram que o Endesa 2013 será realizado em Curitiba, no Paraná.