A chuva chegou com força no Paraná. No norte e oeste do Estado o plantio da safra de verão estava parado por falta de água no solo. No centro sul do Estado o milho já foi plantado e os pés estão em desenvolvimento. Já nas regiões mais quentes a realidade é bem diferente. A chuva que veio somente no último fim de semana apura os preparativos no campo.
O período recomendado para o plantio do milho no norte do Paraná iniciou na segunda quinzena de setembro. Mas somente agora parte da umidade do solo recuperada é que a maioria dos produtores devem começar a semeadura.
Em dois mil hectares o produtor Antônio Perrucci vai plantar milho e soja. Com o cereal espera uma produtividade de 150 sacas por hectare.
? Com a chuva que veio a gente vai plantar. Decidimos arriscar e plantamos um pouco antes ? conta.
Para o Instituto Agronômico do Paraná até o fim da semana deve haver chuva o suficiente para recuperar o déficit hídrico, que era considerado severo pelos especialistas.
? São necessários 70 mm e agora vai ser possível o plantio na nossa região ? revela a agrometeorologista Heverly Morais.
Segundo o Departamento de Economia Rural, para a safra 2011/2012 no Estado deve haver aumento de 17% na área plantada com milho. A área destinada a cultura deve evoluir de quase 770 mil hectares para mais de 900 mil hectares.