De acordo com Silveira, trata-se de uma correção, já que os preços internacionais das commodities em reais subiram muito em setembro. Ainda de acordo com ele, os preços das commodities estão caminhando na direção prevista pela equipe econômica do governo. Silveira só não acredita que a inflação já recuará em outubro, conforme informou o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, em entrevista à imprensa, porque o repasse de um movimento de preços das commodities para a inflação leva de um mês e meio a dois para se concretizar.
? A inflação só deverá começar a cair entre novembro e dezembro. Em outubro eu creio que ela será mais modesta porque, sabedores de que os preços das commodities devem cair em outubro, os agentes não deverão repassar a alta de setembro na sua totalidade ? prevê Silveira.
Em setembro, de acordo com ele, os preços das commodities até caíram no mercado internacional, mas a desvalorização do câmbio foi tão forte que praticamente anulou a redução dos preços das commodities.
Em dólar, a previsão da RC Consultores é a de que os preços das commodities no mercado internacional caiam 8,6%, com o CRB saindo de 324,1 pontos em setembro para 296,2 pontos em outubro.