Argentina negocia instalação de agroindústria no Paraná

Empresas atuam na produção de industrializados de tomate e azeitonas e devem se localizar na região metropolitana de CuritibaO governo do Paraná iniciou as negociações para a instalação de uma agroindústria da Argentina no Estado. O secretário de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, reuniu-se nessa terça, dia 11, com o representante da província de La Rioja, Eduardo Germán, para tratar do assunto.

Germán apresentou a AgroAndina e a AgroArauco, empresas ligadas ao governo de La Rioja que planejam instalar uma fábrica de processamento de alimentos na região metropolitana de Curitiba, capital do Paraná. As empresas atuam na produção de industrializados de tomate e azeitonas.

? As qualidades da economia do Paraná, sua localização próxima aos mercados do Mercosul e os incentivos fiscais nos chamaram a atenção ? disse Germán, que está há dois dias em reuniões e coletando informações sobre o Estado.

Barros afirmou que o governo vai dar o suporte necessário à empresa, já que uma das prioridades do governador Beto Richa é o estreitamento de laços comerciais e culturais com os países do Mercosul.

? Temos todo o interesse de atrair o maior número de empreendimentos que gerem empregos e riquezas ao nosso Estado, como é o caso deste da província de La Rioja ? disse.

La Rioja é uma província localizada no noroeste da Argentina. Possui cerca de 340 mil habitantes e tem na pecuária e agricultura as suas principais fontes de renda. A azeitona e os seus derivados respondem por 16 % das exportações da província.