Italiana MeG acerta parceria em renováveis com o grupo americano TPG

Joint venture vai licenciar tecnologia capaz de transformar biomassa de cana em açúcares fermentáveisA companhia italiana Gruppo Mossi & Ghisolfi (M&G) informou nesta quinta, dia 13, ter feito uma parceria em energia renovável com o grupo de private equity norte-americano TPG Capital. A joint venture, chamada Beta Renewables, vai licenciar uma tecnologia exclusiva da M&G, capaz de transformar biomassa de cana-de-açúcar em açúcares fermentáveis que podem ser convertidos em etanol e outros produtos químicos. A M&G e o TPG, ambos de capital fechado, vão investir 250 milhões de euros na parceria, t

A M&G é a segunda maior companhia química da Itália, com operações pelo mundo e receita anual em torno de US$ 3 bilhões. A notícia do investimento foi bem recebida na Itália, país em que as companhias familiares prevalecem e onde diminuíram os novos investimentos por causa das apertadas condições de crédito e do enfraquecimento do consumo doméstico.

A tecnologia Proesa desenvolvida e patenteada pela Chemtex, unidade da M&G, é a mais viável e prática plataforma de tecnologia de açúcar celulósico, de acordo com o especialista em biotecnologia do TPG, Patrick McCroskey. Segundo Guido Ghisolfi, executivo-chefe da Chemtex, a Proesa tem uma vantagem competitiva de pelo menos dois anos sobre as concorrentes.