Tecnologia desenvolvida pela Embrapa melhora o aspecto do coco verde e conserva o fruto por mais tempo

Película protetora pode ser utilizada para preservação de outras frutasA Embrapa Agroindústria de Alimentos, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, desenvolveu uma película protetora que atua como barreira física contra a perda de umidade do coco verde. A proteção aumenta o aspecto de recém-colhido do fruto e mantém a fruta conservada por até quarenta dias.

A tecnologia aumenta as oportunidades de comercialização de coco no Brasil e no exterior. Além disso, a idéia pode ser aplicada na preservação de outras frutas como melão, goiaba e manga, realizadas algumas adaptações.

O método é um dos projetos envolvidos na parceria da Embrapa Agroindústria de Alimentos com a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O objetivo da iniciativa é incentivar a criação e o desenvolvimento de empresários das agroindústrias de alimentos.

No projeto, a Embrapa contribui fornecendo as informações técnico-científicas sobre a tecnologia selecionada e a incubadora proporciona ao empreendedor as condições necessárias para prática do seu negócio, como por exemplo infra-estrutura administrativa, suporte à gestão econômica, financeira e mercadológica. Depois de ter seu plano de negócios aprovado pela incubadora, o empreendedor tem acesso à assessoria técnico-científica da Embrapa.

Mais informações sobre o projeto de incubação de agroindústrias e das tecnologias ofertadas podem ser acessadas pelo site.