Valorização da carne bovina para o produtor e para o consumidor final continua distante

Mato Grosso apresentou queda de 13,7% na arroba e o varejo baixou apenas 2,2%As duas pontas da cadeia produtiva da carne bovina continuam em desvantagem quando o assunto é a valorização do produto para o consumidor final e o de desvalorização para o produtor na hora da venda do seu gado. É o que se observa na desvalorização do preço da arroba e na outra ponta no preço da carne bovina vendida nas gôndolas dos supermercados e nos açougues.

Desde o pico de outubro de 2010, os preços da arroba do boi gordo em Mato Grosso registraram, até setembro deste ano, queda de 13,7%, já no varejo o recuo nos preços em Cuiabá foi de apenas 2,2%. Quando cotamos o preço do bife para o consumidor no período de agosto a setembro deste ano, o aumento no varejo foi de 6,2%. O preço da carne de setembro de 2010 a setembro de 2011 aumentou 18,95% e de janeiro de 2010 a setembro de 2011, 25,24%.

? Não existe uma explicação técnica para esse aumento no preço da carne nesse período do ano, que muitos alegam ser motivado pela chamada entressafra ? diz o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari.

Ele explica que a arroba teve uma desvalorização e a entressafra, que seria a diminuição de oferta de boi gordo, não existiu, pelo contrario, a oferta de gado foi suficiente para atender a demanda. Para Vacari, o aumento nos preços da carne para o consumidor final continua sendo uma política do varejo injusta e prejudicial ao consumidor.

Essa diferença fica ainda mais marcante quando observamos a variação acumulada, a partir de fevereiro de 2005, observada através de um levantamento feito pelo Instituto Mato-grossense de Econômica Agropecuária (Imea). A valorização no preço pago ao pecuarista foi de 73,73%, enquanto que o aumento da carne bovina nos supermercados no mesmo período foi de 145,82%, resultando em uma diferença na valorização nos dois elos da cadeia no acumulado do período de 72 pontos percentuais.