Novo serviço climático ajudará produtor mais pobre, diz agência

Organização Meteorológica Mundial aponta que as previsões muitas vezes não chegam aos produtores que cultivam apenas o necessário para a subsistênciaUma nova estrutura global para serviços climáticos pretende aumentar a disponibilidade de informações sobre o tempo para todos os países, especialmente para os agricultores de países mais pobres, informou a Organização Meteorológica Mundial (WMO, na sigla em inglês).

A agência climática da Organização das Nações Unidas (ONU) revelou que, apesar dos grandes avanços na precisão das previsões regionais e nacionais, muitas vezes a informação não chega aos produtores que cultivam apenas o necessário para a subsistência. De acordo com o secretário-geral da WMO, Michel Jarraud, a nova estrutura global para serviços climáticos será uma importante ferramenta na luta contra a seca e a degradação de terras.

? A estrutura contribuirá para políticas mais integradas de gestão da seca, que incluem a redução pró-ativa do risco de desastres, em vez de uma resposta reativa à crise, como atualmente é o caso. Estamos confiantes de que seus benefícios passarão para todos os níveis da sociedade ? Jarraud.

As secas se tornaram cada vez mais comuns nas últimas duas décadas, e há uma real necessidade de políticas regionais e nacionais, de acordo com a agência climática da ONU.