Em Brasília o público pode visitar o estande da Embrapa e de outras empresas para ter contato com a atividade da pesquisa no país. A feira acontece na Esplanada dos Ministérios e é aberta ao público. Até domingo, dia 23, a expectativa é que mais de 170 mil pessoas visitem o espaço.
Olhar atento na plantação, depois é hora de conferir no microscópio a ação dos fungos na folha. No estande de 160 metros quadrados os alunos podem tirar dúvidas com pesquisadores e monitores.
Os estudantes percorrem uma trilha interativa onde aprendem mais sobre as pesquisas da Embrapa, como a de melhoramento genético e de combate natural às pragas. Ao final, podem competir em um jogo de memória diferente. Nas cartas estão variedades de sementes.
? É muito importante esse papel das empresas que estão na feira de promover a popularização da ciência. A gente quer mostrar para as crianças que a pesquisa da Embrapa ta no dia a dia delas, na mesa do café da manhã ? explica o analista de comunicação da Embrapa, Tiago Coelho.
A Embrapa também oferece uma plataforma online com jogos e informações.
? A empresa quer formar novos cientistas, quer que a criança tenha gosto pela ciência. Como fazer isso? Entrando no site, pesquisando, brincando e estudando usando a ciência ? diz a coordenadora do site, Regina Fiuza.