Atual vice-presidente da Abag, Carvalho é engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz (Esalq/USP), em 1973, com cursos de pós-graduação em Agronomia e em Administração pela Faculdade de Economia e Administração (FEA), da USP, e Vanderbilt University (EUA).
Com grande conhecimento do setor de açúcar e álcool, Carvalho atua desde 1983 como diretor da Canaplan, empresa de consultoria e projetos para o setor sucroenergético; é também diretor de Relações com o Mercado das Usinas do Grupo Alto Alegre S/A e sócio da Bioagencia, empresa comercializadora de etanol nos mercados interno e externo.
De 2003 a 2007, foi presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Açúcar e do Álcool (Consagro/Mapa) e Conselheiro do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC). É conselheiro da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), da USP; membro do Conselho Superior do Agronegócio, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e da União dos Produtores de Bioenergia (Udop). Carvalho também foi executivo de organizações públicas e privadas, entre elas a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).
Lovatelli, a partir de janeiro, irá presidir o Conselho da Abag.