Governo do Rio Grande do Sul interdita quinto abatedouro

Trabalho foi realizado devido a suspeitas de más condições higiênico-sanitárias do estabelecimentoFiscais do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul interditaram nesta quarta, dia 19, um abatedouro no município de Vista Gaúcha, próximo da fronteira com a Argentina. Este foi o quinto abatedouro interditado desde o dia 23 de setembro, quando teve início o alerta sanitário no Estado em função do foco de febre aftosa registrado no Paraguai.

Conforme informações da Secretaria de Agricultura, a interdição foi realizada após solicitação de fiscalização do Ministério Público Estadual, devido a suspeitas de más condições higiênico-sanitárias do estabelecimento. As suspeitas foram levantadas pelas equipes de vigilância que percorriam o município e perceberam uma concentração muito grande de urubus circundando o estabelecimento.

No momento da fiscalização, um bovino estava no estabelecimento para ser abatido que seria abatido. Por não estar acompanhado de GTA, o animal será encaminhado para abate sanitário no município de Três Passos, onde os produtos serão desossados e doados para asilos do município.