No mês passado, prefeitos, secretários de educação e de agricultura da região conheceram o modelo e gostaram da ideia. Mantida por pais, prefeituras e entidades, a Escola Família Agrícola de Santa Cruz vai formar a primeira turma de técnicos agrícolas neste ano. Estudam ali 97 alunos de 11 municípios do Vale do Rio Pardo.
A intenção de implantar um colégio semelhante na Serra surgiu em maio. O secretário da Agricultura e Pecuária de Garibaldi (RS), Jorge Mariani, conheceu o projeto quando foi convidado a palestrar aos alunos sobre turismo rural, agroecologia e cooperativismo. A partir de então, a proposta foi apresentadas a 14 municípios da região.
? A nossa preocupação é como nos vamos segurar o êxodo dos jovens do meio rural. Daqui a pouco, as propriedades estão estruturadas, com tecnologia, e não tem mais quem dirija o trator, quem colha uva, quem toque a vinícola, aviários e hortas ? comenta Mariani.
Em Garibaldi, está à disposição quatro hectares de terra plana, com um colégio estadual desativado, doado para o município.