Orçamento do PAC para pesquisa agropecuária deve ser executado até o fim do ano

Revisão do modelo institucional deve agilizar destinação de recursosAs unidades da Embrapa já executaram 85,47% do orçamento destinado ao PAC Embrapa em 2008. A informação foi repassada pela chefe da Secretaria-Executiva do Programa, Vânia Castiglioni, aos membros do Conselho Assessor Nacional da Embrapa (CAN). Segundo a chefe, a expectativa é de que até o final do ano seja alcançado 100% na execução, que depende de finalização de alguns processos de licitações.

Castiglioni explicou que a Secretaria está acompanhando de perto o andamento das metas, inclusive por meio de visitas às unidades.

? Esse procedimento tem possibilitado orientar as Unidades, assim como receber informações importantes que nos permitem perceber rapidamente riscos pontuais. Com esse trabalho de ‘mão dupla’, logo após as visitas, que ocorreram em outubro, conseguimos remanejar rapidamente R$ 3,2 milhões em custeio e R$ 1,5 milhões em investimentos, que foram aprovados pela Diretoria-Executiva ? disse.

A Coordenadora de Desenvolvimento Institucional da Secretaria de Gestão e Estratégia (SGE), Jacqueline Leitão, apresentou as ações no âmbito do Projeto Sete do PAC Embrapa, que tem por meta a revisão do modelo institucional da Empresa. Segundo a coordenadora, a reconfiguração da organização e da gestão foi indicada como prioridade da atual diretoria e foi ratificada nas análises que deram base à elaboração do V Plano Diretor da Embrapa (PDE).

Com a revisão do modelo institucional espera-se resolver os entraves legais que dificultam as ações empreendedoras da Embrapa, além de implementar um modelo de gestão que proporcione maior agilidade, flexibilidade, competitividade e autonomia para associações e parcerias.

No próximo semestre deverá ser constituído um grupo de trabalho com representantes da Embrapa e dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Ciência e Tecnologia e do Planejamento, que vai estudar e sugerir os encaminhamentos necessários para implementação dos objetivos. 

A estratégia de implementação do Projeto Nove do PAC Embrapa, que prevê a revitalização e modernização da infra-estrutura das Organizações Estaduais de Pesquisa Agrícola (Oepas) foi apresentada aos conselheiros pela  Coordenadora de Relações Institucionais da Assessoria de Relações Nacionais (ARN), Petula Nascimento. Ela disse que o Programa tem proporcionado uma nova forma de relacionamento da Embrapa com essas organizações.

De acordo com o projeto, o repasse dos recursos às Oepas requer a celebração de convênios com o comprometimento de cumprimento das metas e de contrapartida financeira dos Estados. Nove convênios estão em fase de elaboração. Nesta segunda, dia 15, os três primeiros convênios deverão ser assinados com o Iapar, a Epamig e a EBDA, em Salvador ? BA.