Técnica Rural: aviário modelo reúne tecnologias para criação de aves com segurança e qualidade

Estruturas como arco de desinfecção, bebedouros e comedouros higienizados e climatizadores são parte do criatórioOs produtores rurais que apostam em criatórios de aves precisam estar atentos a aspectos ligados à qualidade e à sanidade do plantel, a fim de superar as exigências tanto do mercado nacional quanto do estrangeiro. Assim, o maior desafio dos produtores independentes é buscar e implementar melhorias tecnológicas nos aviários.

Muitas exigências, tanto do Ministério da Agricultura quanto de países importadores, têm a ver com doenças como a influenza aviária. Para isso, os avicultores precisam estar sempre precavidos. Primeiro, eles devem evitar ao máximo que essa ou qualquer outra doença de granja entre na propriedade e; segundo, se por acaso isso ocorrer, que a forma de controle seja rápida e eficiente.

A Embrapa, a fim de orientar avicultores, montou um aviário modelo no município de Concórdia, no Oeste de Santa Catarina, onde há um grande número de criadores de aves integrados e independentes. A estrutura disponibiliza diversas tecnologias que servem para garantir a biosseguridade e a qualidade na produção.

? O que estamos preocupados é garantir para o pequeno, médio e grande produtor que ele tenha em sua propriedade condições mínimas para a criação de aves ? explicou o técnico da Embrapa, Levino Bassi.

Fazem parte do aviário modelo, estruturas como arco de desinfecção, vestiários para troca de roupa e ducha, placas de sinalização, cercados externos, clorador para água, vacinação por meio d’água, bebedouros e comedouros higienizados, climatizadores, entre outros.

>> Confira o programa completo sobre as condições ideais para criar aves com segurança

>> Veja todos os programas Técnica Rural na Central de Vídeos