Mais da metade das rodovias do país apresenta problemas, mostra Pesquisa CNT de Rodovias

De acordo com estudo, 57,4% das rodovias têm alguma deficiência e 26,9% estão em situação críticaMais da metade dos 92,747 mil quilômetros de rodovias pavimentadas do Brasil apresenta algum tipo de problema. O diagnóstico foi divulgado nesta quarta, dia 26, pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), em Brasília, na divulgação da 15ª Pesquisa CNT de Rodovias.

A pesquisa mostra que 57,4% das rodovias têm alguma deficiência e 26,9% estão em situação crítica. De 2010 para 2011 o estudo mostra o aumento de pontos críticos de 109 para 219.

O levantamento foi realizado durante 39 dias, de 27 de junho a 4 de agosto, avaliando 100% das rodovias, nos aspectos do pavimento, sinalização e geometria.

O Estado de São Paulo continua tendo a melhor malha rodoviária do país, segundo a pesquisa. O ranking das 10 melhores rodovias mostra que todas elas passam pelo Estado de São Paulo e são concessões privadas dos trechos. Segundo o estudo, o Pará tem a pior situação.

A pesquisa mostra que são discrepantes os resultados das rodovias sob concessão privada e sob gestão pública. De acordo com o levantamento, 66,2% da malha sob gestão pública possui algum tipo de problema, ao passo que na administração privada o índice cai para 13,1%.

Investimentos

O investimento total necessário em infraestrutura no país – rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos – é de R$ 450 bilhões. Desse montante, R$ 200 bilhões deveriam ser destinados a rodovias, segundo estimativa do diretor executivo da CNT, Bruno Batista.

O levantamento mostra também um descompasso entre os investimentos em rodovias e os prejuízos causados por acidentes nas estradas em 2010. Enquanto os aportes federais na malha rodoviária somaram R$ 9,85 bilhões, os prejuízos em função de acidentes totalizaram R$ 14,1 bilhões.

Batista criticou o baixo investimento do governo federal em infraestrutura e também a má gestão dos recursos públicos.

? A necessidade de investimento é urgente. Se o governo não consegue fazer os investimentos, que forneça a ferramenta institucional para que a iniciativa privada o faça ? afirmou.

O representante da CNT destacou que o governo precisa regulamentar as parcerias público-privadas (PPP).

? Este módulo institucional nunca deslanchou no país. Sem esse marco regulatório as empresas não conseguem investir ? disse.

Batista informou ainda que de setembro para cá 500 obras em rodovias foram paralisadas em função de irregularidades.