Bons preços estimulam antecipação do plantio de soja em Mato Grosso

Segundo o analista de mercado Glauco Monte, fatores climáticos também colaboraram para o avanço do plantioO Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) informou nessa quarta, dia 26, que o plantio de soja em Mato Grosso está 23,5% mais avançado do que estava no mesmo período do ano passado. Para o analista de mercado Glauco Monte, além dos preços, os fatores climáticos colaboraram para que os sojicultores de Mato Grosso, o maior produtor brasileiro do grão, antecipassem o plantio nas lavouras. 

? O preço também incentiva, estava incentivando muito mais há dois meses atrás, mas visto que boa parte dos produtores venderam uma porcentagem da soja por valores mais altos, acho que isso incentivou eles a avançarem e iniciarem o plantio da maneira como estão fazendo ? fala Glauco Monte.

De acordo com o Imea, o plantio já chegou a 39,9% da área, e há uma estimativa de aumento da área plantada no Estado. Segundo Glauco Monte, o preço da soja tem incentivado muito o avanço do plantio de soja.

? O preço alto é o fator chave para incentivar aumentos de área. Como o mundo está demandando mais alimentos, os preços teriam que se manter em níveis historicamente acima da média para incentivar o aumento diário em locais onde se tem disponiblidade. E um desses locais é o Brasil ? disse o analista.

Confira a entrevista completa
com Glauco Monte no Mercado & Cia: