No final da manhã desta quinta, Rebelo chegou ao Palácio da Alvorada, em Brasília, para uma reunião com a presidente Dilma Rousseff. Durante a manhã, a presidente esteve reunida com a cúpula do PC do B para discutir o nome do novo ministro.
Rebelo era o favorito para assumir a pasta e já havia recebido desejos de “boa sorte” do ex-ministro, Orlando Silva. A mensagem foi publicada no perfil de Silva no Twitter: “Bom dia @aldorebelo! Deus ilumine teus caminhos. Bom trabalho!”
O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), disse que o deputado Aldo Rebelo é um bom nome para substituir Orlando Silva no Ministério do Esporte.
? É um político de grande envergadura, militante, leal às causas populares ? disse, negando que a conduta de Aldo durante a relatoria do Código Florestal possa ser um impedimento para que seu nome seja o escolhido.
Segundo ele, “o Código Florestal foi um item único, um episódio. Não podemos julgar as pessoas por um episódio”, disse. Entretanto, Vaccarezza destacou que não cabe a ele interferir na escolha do novo ministro.
? Não estou defendendo nenhum nome. É um assunto para a presidente ? disse.
Rebelo foi relator do projeto de alteração do Código Florestal na Câmara, ganhou notoriedade à frente da proposta e chegou a ir contra o governo em itens polêmicos do texto. O novo ministro falou nesta quinta, dia 27, à imprensa e disse que dará início ao processo de transição. A cerimônia de posse deve acontecer na próxima segunda, dia 31.
Desde o início do mandato de Dilma, no dia 1° de janeiro de 2011, seis ministro já deixaram o governo.
> Veja mais informações em especial sobre o Código Florestal