Sistema QR code ganha adeptos na cadeia produtiva de alimentos

Consumidor pode ter acesso a todo tipo de informação sobre o produto que está na gôndolaEscolher a marca de preferência, comparar os preços e olhar o prazo de validade durante as compras em um supermercado. Um ritual que faz parte da vida de grande parte das pessoas. Isso começa a virar coisa do passado. Um novo sistema vem ganhando novos adeptos entre os elos da cadeia produtiva de alimentos. Apenas com um clique o consumidor tem acesso a todo tipo de informação sobre o produto que está na gôndola.

É o que tem de mais novo em tecnologia na mão do consumidor. Com um celular dá pra saber onde, como e quando foi plantado e colhido, por exemplo, um cogumelo, iguaria da culinária. O sistema, conhecido com QR code, um termo em inglês que pode ser traduzido como código de leitura rápida, mostra uma espécie de identidade do que está na gôndola.  É simples, como uma foto.

O cogumelo rastreado veio de uma propriedade em Salto, no interior de São Paulo, onde são produzidas sete variedades. A engenheira de alimentos, Talita Patelli, registra cada passo do processo de produção. O que sai de suas anotações vai direto pro computador.

A novidade tecnológica não chega a agregar valor aos produtos. Mas é uma boa ferramenta de gestão.

São indiscutíveis as vantagens segundo o professor e coordenador do núcleo de agronegócios da ESPM, José Luiz Tejon. Especialista em agronegócio ele defende contudo, a criação de um sistema único de rastreabilidade na cadeia.

O diretor do Grupo Pão de Açúcar, Leonardo Miyao, conta que conseguiu resolver um problema de contaminação dos alimentos orgânicos, depois que passou a usar o sistema. A empresa teve que investir, mas já vê resultado.