Clima favorece grãos da safra de verão no Rio Grande do Sul

Arroz, feijão e soja ampliaram área de semeadura, conforme afirma a Emater/RS-AscarO clima favoreceu os grãos da safra de verão no Rio Grande do Sul. Segundo a Emater/RS-Ascar, o plantio da safra 2012 de arroz no Estado teve impulso de 11 pontos percentuais na área semeada durante a semana passada. Mesmo assim, a atual safra está bastante atrasada se comparada com a anterior. Em algumas áreas mais frias, como a Campanha, a germinação está mais lenta devido às baixas temperaturas, o que vem causando um desenvolvimento inicial desuniforme em algumas lavouras.

O plantio da lavoura de feijão no Estado ultrapassou os 70% da área inicialmente prevista, que é de cerca de 69 mil hectares. A semeadura do milho atingiu 63% da área prevista durante o último período, colocando a atual safra à frente da média verificada nos últimos anos.

Ainda segundo a Emater/RS-Ascar, a semeadura da soja também avançou, uma vez que muitos agricultores com áreas maiores aproveitaram a logística da colheita do trigo e efetuaram a semeadura da oleaginosa. Nas demais áreas, de pequenas a médias propriedades, este processo deverá ser intensificado a partir da próxima semana.

Historicamente, até o final de outubro, o Rio Grande do Sul deverá atingir entre 12% e 15% de área semeada.