O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao Hospital Sírio Libanês por volta das 10 horas da manhã dessa segunda. Ele se apresentou para fazer a primeira sessão de quimioterapia para tratar o câncer.
? Na quinta à noite, o presidente, durante o aniversário dele, estava se queixando de uma rouquidão e de dificuldade para engolir. Foi aí que solicitamos que ele viesse ao hospital na sexta e fizesse exames de rotina. E, durante os exames de rotina, o Dr. Rubens Britto detectou uma alteração na laringe ? explicou o médico pessoal de Lula, Dr. Roberto Kalil.
Vão ser realizadas três sessões de quimioterapia, com intervalos de 21 dias. Neste momento a necessidade de cirurgia está descartada. A equipe médica também afirmou que as chances de cura são elevadas e que se houver alguma alteração na voz de Lula, ela será mínima.
? Em situações como a dele, se indica radio e quimioterapia, porque esse tratamento, além de oferecer as mesmas possibilidades de cura, tem uma possibilidade de preservar a laringe em sua integridade e com a preservação da voz e de outras funções da laringe ? ressaltou o cirurgião, Dr. Luiz Paulo Kowalski.
Foi colocado um cateter no lado direito do peito do ex-presidente por onde começaram a ser injetados os primeiros medicamentos da quimioterapia. Ele passa a noite no hospital, faz exames complementares nesta terça, dia 1º, de manhã e volta para casa.
? Ele está bem tranquilo. No primeiro momento há uma apreensão, um choque, um efeito surpresa, como qualquer um de nós. Ele está bem tranquilo, de excelente humor e extremamente confiante ? conta o Dr. Roberto Kalil.