Brasil está entre as nações que mais impõem medidas restritivas ao comércio internacional, diz OMC

Governo afirma que objetivo das ações praticadas até agora é promover a defesa comercial e combater práticas ilegaisUm relatório divulgado esta semana pela Organização Mundial do Comércio (OMC) afirma que Índia, Brasil e Rússia estão entre as nações que mais impõem medidas restritivas ao comércio internacional.

De acordo com o documento, o Brasil vem impondo diversas medidas restritivas nos últimos meses, como a aplicação de licenças não automáticas à importação e o aumento de tarifas. O governo brasileiro não pretende se manifestar sobre o relatório da OMC e nega que esteja impondo restrições exageradas a outros países Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o objetivo das ações praticadas até agora é promover a defesa comercial e combater práticas ilegais. 

? Não classificamos como protecionismo o exercício do governo do dever de combater o que é ilegal, desleal, dentro das regras adotadas no âmbito da OMC. Não faz sentido tratar de protecionismo a adoção de medidas permitidas pelo marco jurídico internacional ? disse a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Tatiana Prazeres.

O especialista e professor de economia internacional da Universidade de Brasília (UnB), Carlos Piu discorda.

? É negar a realidade. E isso pode funcionar para o público cativo, mas na política internacional isso soa muito mal ? aponta o professor.