Colheita do trigo segue em ritmo normal no Rio Grande do Sul e alcança 35% da área plantada

Qualidade do produto retirado das lavouras neste primeiro momento é considerada boa, mas produtores reclamam do preço pago pelo grãoMesmo com as pequenas interrupções causadas pelas chuvas, a colheita do trigo no Rio Grande do Sul segue em ritmo considerado normal, segundo o mais recente relatório elaborado pela Emater/RS-Ascar, alcançando 35% da área plantada nesta safra. A qualidade do produto retirado das lavouras neste primeiro terço é considerada boa, com pH acima de 79, assim como com os rendimentos obtidos até o momento que, em muitos casos, ficam próximos aos três mil quilos/hectare.

As lavouras que ainda se encontram em fase de formação de grão (29% do total) também apresentam sanidade e potencial produtivo muito bom, beneficiadas pelas condições de tempo seco.

Apesar da boa qualidade do cereal colocada no mercado pelo produtor, o preço da saca de 60 quilos de trigo segue abaixo da média dos últimos anos, o que traz insatisfação e prejuízo para o agricultor. Nesta última semana, a cotação do produto teve uma queda de 0,45% no preço médio estadual, ficando em R$ 24,18.