Aproximadamente 300 produtores da região da Campanha gaúcha se reuniram às margens da rodovia, em Candiota. A cobrança é de mais estrutura para os órgãos de segurança combaterem crimes na área rural da região.
O estopim para o protesto foi a morte de 29 ovelhas no último final de semana, em Candiota. Criminosos abateram a tiros e furtaram exemplares que estavam na Estância Fortaleza do Seival. Boa parte dos animais mortos seria exposta em feiras a partir do próximo ano. Os ovinos, de genética avançada, causaram prejuízos em torno de R$ 100 mil à propriedade.
? Agora, quando conseguiremos chegar a genéticas que levamos anos para conquistar? ? questiona o administrador da propriedade, Altino Raota.
Entre as cobranças feitas pelos produtores, está a destinação de viaturas para a Patrulha Rural da Brigada Militar efetuar rondas em toda a região. Atualmente, segundo o 6.º Regimento de Polícia Montada (RPMon) de Bagé, são quatro caminhonetes destinadas para a Campanha. Atualmente, três estão em manutenção. Uma nova chegará ainda neste ano.
? As estradas do interior são muito ruins. A estrutura é deficiente,e precisamos de veículos fortes para fazer o policiamento ? salienta o comandante, Leonel Andrade.
De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública, das viaturas previstas para serem distribuídas em todo o Estado ? 300 ainda neste ano e mais 450 em 2009 ?, parte será de caminhonetes tracionadas e resistentes para estradas rurais. O destino de cada um dos veículos não está definido.