Sabor e aroma do café de qualidade produzido em São Paulo valorizam produto no Brasil e no Exterior

Concurso dos melhores cafés, que acontece há 10 anos do Estado, ajuda a dar visibilidade e valor ao grão no mercado consumidorHá 10 anos, um concurso premia os melhores cafés de qualidade produzidos em São Paulo. Neste ano, a premiação ocorreu na quarta, dia 9, em Santos. Os cafés, além de possuírem qualidade superior ao padrão, ajudam a valorizar o produtor, que consegue vendê-los por um preço superior ao cotado no mercado.

Segundo a coordenadora do Centro de Preparação do Café, Cléia Junqueira, os cafés de qualidade que participam do concurso apresentam características específicas, como a doçura.

? O café de qualidade você identifica pela doçura, que é natural. Não há necessidade de adoçar um café de qualidade. Ele é mais rico em aroma e em sabor. É um café mais suave, mais delicado em termos de sabor e mais rico em aroma.

Para chegar à final do concurso, os participantes têm que passar pelas etapas de classificação que acontecem em 14 regiões do Estado.

? Os melhores cafés das regiões vêm para São Paulo. Aqui, eles são separados, codificados, provados e, depois de dadas as notas, os produtos vão para leilões, onde empresas e pessoa física podem comprar.

O valor desses cafés de qualidade é maior que a cotação do mercado do café. De acordo com Cléia, hoje, uma saca está em torno de R$ 650, R$700.

? O concurso surgiu para valorizar o produtor, que faz um trabalho com mais qualidade. Surgiu também para o consumidor ter acesso a esses produtos, que antes só iam para fora do país.

Os cafés que participaram do concurso em São Paulo podem ser encontrados em empórios, supermercados diferenciados ou nas cafeterias que compraram os lotes.

Veja a entrevista completa de Cléia
Junqueira para o Bom Dia Campo: