Horta comunitária gera renda para famílias da região central de Minas Gerais

Emater orienta agricultores para não utilizarem agrotóxicos na plantaçãoA implantação de uma horta comunitária no município de Papagaios, região central de Minas Gerais, está beneficiando 13 famílias. Além de proporcionar uma alimentação de melhor qualidade, a horta se tornou importante fonte de renda. Um dos motivos para o sucesso dos produtos do grupo é que as hortaliças são produzidas sem agrotóxicos. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Papagaios, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG).

A horta foi implantada em área urbana. A proposta tem como objetivo trabalhar questões sobre segurança alimentar e melhorar a renda familiar. A Emater-MG, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG), ensinou às famílias os procedimentos necessários para produzir hortaliças de qualidade, sem utilização de agrotóxicos.

Segundo o extensionista do escritório local da empresa, Fábio Alves de Morais, esses cuidados têm garantido bons resultados.

? As hortaliças têm agrado os consumidores da cidade ? conta.

A maior parte das hortaliças produzidas na horta comunitária é comercializada. A venda acontece aos sábados em dois pontos do município, mas os interessados também podem comprar os alimentos diretamente na horta. Outra parte é doada para um asilo de Papagaios. A intenção é que, futuramente, outras entidades assistenciais sejam beneficiadas. As hortaliças também servem para consumo próprio dos horticultores. Com isso, a horta comunitária tem ajudado a mudar o hábito alimentar das famílias, com um cardápio mais saudável.

Maria Inês Barcelos participa do projeto há três meses. Ela deixou o trabalho de diarista para dedicar-se exclusivamente à horta, onde produz alface, cenoura, beterraba, pepino, repolho, entre outros.

? Estou tendo um bom retorno. Melhor do que quando eu era diarista. Acho que daqui pra frente só vai melhorar. Tem muita gente querendo comprar os produtos da nossa horta e quase não conseguimos atender à demanda ? diz.

A Prefeitura de Papagaios, em parceria com o escritório local da Emater-MG, pretende estimular ainda mais a comercialização dos produtos da horta com a implantação de uma feira livre no município.

 ? Estamos correndo atrás das barracas para montar a feira. Essa será uma boa oportunidade para as famílias ? explica a responsável pelo projeto da horta e engenheira agrônoma da prefeitura, Fátima Pilar.