Serviço sanitário russo suspende compra de carne de unidade da Marfrig

Motivo alegado para a restrição do frigorífico situado em Promissão, no interior de São Paulo, foi a presença da bactéria Escherichia coliO Serviço Federal de Fiscalização Veterinária e Fitossanitária da Rússia, o Rosselkhoznadzor, anunciou nesta semana a suspensão temporária, a partir do dia 28 deste mês, das importações de carnes do frigorífico de SIF 2543, da empresa Marfrig Alimentos, situado em Promissão, no interior de São Paulo. O motivo alegado para a restrição foi a presença da bactéria Escherichia coli.

A partir do final deste mês cai para 84 o número de plantas que podem vender sem restrições, entre as 249 que foram habilitadas pelo Rosselkhoznadzor. Segundo técnicos, a inclusão e retirada de plantas da lista pelo serviço sanitário russo fazem parte da rotina. Entretanto, os exportadores têm cada vez menos opções para originar a carne, em função da continuidade do embargo imposto em maio deste ano aos frigoríficos do Rio Grande do Sul, Paraná e de Mato Grosso.

O Ministério da Agricultura deu treinamento aos fiscais brasileiros sobre as normas do sistema de sanidade animal da União Aduaneira, da qual a Rússia faz parte. Entre o final deste mês e o início de dezembro, um grupo de técnicos da Secretaria de Defesa Agropecuária irá a Moscou discutir com o Rosselkhoznadzor a equivalência com o sistema brasileiro.

Saiba mais sobre o embargo russo: